O Educom.comcom é uma iniciativa do Programa de Ação Contínua Comunicação Comunitária da Universidade de Brasília (UnB) que surgiu com objetivo de incentivar o uso consciente das tecnologias da informação entre os jovens. O projeto foi realizado em duas edições consecutivas, em 2022 e 2023, com a participação de cerca de 30 estudantes do primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal de Brasília (IFB), com idades entre 15 e 18 anos, que integram o curso técnico de produção de eventos.
Durante os dois anos de realização do projeto foram desenvolvidas atividades de educação midiática com os estudantes, mas com propostas metodológicas diferentes. A primeira edição buscou compreender como os jovens se relacionavam com a mídia. Por meio de encontros semanais, os participantes trabalharam aspectos importantes na formação do cidadão inserido nos ambientes digitais, como o direito à comunicação, responsabilidade social e credibilidade da informação.
O piloto culminou em um evento de encerramento de atividades, organizado pelos próprios estudantes, chamado “Mídia Educativa: bastidores da produção jornalística”. Estiveram presentes jornalistas representando os veículos Correio Braziliense, Bom Dia DF (Globo), portal G1, Metrópoles e o projeto comunitário Jovem de Expressão. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com os comunicadores e desenvolver ainda mais a percepção crítica sobre os processos de produção jornalística.
Na segunda edição do projeto, realizada em 2023, o objetivo foi fortalecer competências críticas, criativas e participativas dos estudantes do IFB em suas relações com a internet e ambientes digitais. O uso das tecnologias de informação e comunicação foi o principal tópico abordado, incluindo, ainda, temáticas de desinformação, filtros de conteúdo, algoritmos, inteligência artificial, redes sociais e saúde mental.
Nessa etapa, foram realizadas diversas atividades dinâmicas e interativas, como jogos e produção de fanzines. Os estudantes também visitaram à Faculdade de Comunicação da UnB, exploraram as instalações das emissoras TV Record e Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e estiveram presentes na 1ª Semana Brasileira de Educação Midiática.
A segunda edição do projeto resultou na produção EduCom.ComCom: um documentário retrato sobre a vivência de educomunicação, desenvolvida como trabalho de conclusão de curso (TCC) de Isabella Valenza, graduanda de Publicidade e Propaganda da FAC-UnB e integrante de ComCom. A obra registra a participação dos estudantes e professores do IFB durantes os encontros e oficinas realizados em 2023, destacando a importância da educomunicação como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento crítico no espaço virtual entre os jovens.
Além do documentário, foram elaborados dois jogos para estimular a curiosidade dos jovens a respeito de temas comunicacionais, educacionais e tecnológicos: o desafio “Farsante”, de perguntas e respostas, e o jogo de tabuleiro “Cibernavegantes”.
No jogo “Farsante”, os participantes são organizados em grupos, assumindo os papéis de mediador, farsante e jogadores. O mediador distribui seis cartas: cinco com temas como bolha informacional, privacidade e segurança, desinformação, saúde mental; e uma carta de farsante. O jogador com a carta de farsante não participa das discussões, desconhecendo os temas em debate e buscando identificar o assunto principal da rodada. Os demais jogadores realizam uma pesquisa breve sobre os temas das suas cartas via QR code, preparando-se para a discussão e formulação de perguntas. Ao final, ocorre uma votação secreta, onde os participantes tentam descobrir quem é o farsante e qual tema foi debatido.
Já o jogo “Cibernavegantes” é voltado para 4 a 6 participantes, podendo ser jogado individualmente ou em grupo, sem necessidade de internet. A dinâmica utiliza um tabuleiro em formato de mapa, seis peões, um dado, 48 cartas de sorte, com temas como segurança, comportamento, inteligência artificial e desinformação, e 24 cartas de perguntas, baseadas nos mesmos assuntos. Um mediador conduz a partida, lendo as cartas e orientando os movimentos dos jogadores, que avançam pelo tabuleiro conforme o resultado do dado. O vencedor é o primeiro a alcançar o fim do percurso.
O Educom.Comcom teve ampla repercussão em diversas publicações que destacaram os eventos e atividades realizados em parceria com os estudantes do IFB. Confira algumas matérias relacionadas:
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