Educom.Comcom

(2022 - Presente)

O Educom.comcom é uma iniciativa do Programa de Ação Contínua Comunicação Comunitária da Universidade de Brasília (UnB) que surgiu com objetivo de incentivar o uso consciente das tecnologias da informação entre os jovens. O projeto foi realizado em duas edições consecutivas, em 2022 e 2023, com a participação de cerca de 30 estudantes do primeiro ano do ensino médio do Instituto Federal de Brasília (IFB), com idades entre 15 e 18 anos, que integram o curso técnico de produção de eventos.

Primeira edição (2022)

Durante os dois anos de realização do projeto foram desenvolvidas atividades de educação midiática com os estudantes, mas com propostas metodológicas diferentes. A primeira edição buscou compreender como os jovens se relacionavam com a mídia. Por meio de encontros semanais, os participantes trabalharam aspectos importantes na formação do cidadão inserido nos ambientes digitais, como o direito à comunicação, responsabilidade social e credibilidade da informação. 

O piloto culminou em um evento de encerramento de atividades, organizado pelos próprios estudantes, chamado “Mídia Educativa: bastidores da produção jornalística”. Estiveram presentes jornalistas representando os veículos Correio Braziliense, Bom Dia DF (Globo), portal G1, Metrópoles e o projeto comunitário Jovem de Expressão. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com os comunicadores e desenvolver ainda mais a percepção crítica sobre os processos de produção jornalística.

Segunda edição (2023)

Na segunda edição do projeto, realizada em 2023, o objetivo foi fortalecer competências críticas, criativas e participativas dos estudantes do IFB em suas relações com a internet e ambientes digitais. O uso das tecnologias de informação e comunicação foi o principal tópico abordado, incluindo, ainda, temáticas de desinformação, filtros de conteúdo, algoritmos, inteligência artificial, redes sociais e saúde mental. 

Nessa etapa, foram realizadas diversas atividades dinâmicas e interativas, como jogos e produção de fanzines. Os estudantes também visitaram à Faculdade de Comunicação da UnB, exploraram as instalações das emissoras TV Record e Empresa Brasil de Comunicação (EBC), e estiveram presentes na 1ª Semana Brasileira de Educação Midiática.

Documentário

A segunda edição do projeto resultou na produção EduCom.ComCom: um documentário retrato sobre a vivência de educomunicação, desenvolvida como trabalho de conclusão de curso (TCC) de Isabella Valenza, graduanda de Publicidade e Propaganda da FAC-UnB e integrante de ComCom. A obra registra a participação dos estudantes e professores do IFB durantes os encontros e oficinas realizados em 2023, destacando a importância da educomunicação como ferramenta para o desenvolvimento do pensamento crítico no espaço virtual entre os jovens.

Jogos

Além do documentário, foram elaborados dois jogos para estimular a curiosidade dos jovens a respeito de temas comunicacionais, educacionais e tecnológicos: o desafio “Farsante”, de perguntas e respostas, e o jogo de tabuleiro “Cibernavegantes”.

No jogo “Farsante”, os participantes são organizados em grupos, assumindo os papéis de mediador, farsante e jogadores. O mediador distribui seis cartas: cinco com temas como bolha informacional, privacidade e segurança, desinformação, saúde mental; e uma carta de farsante. O jogador com a carta de farsante não participa das discussões, desconhecendo os temas em debate e buscando identificar o assunto principal da rodada. Os demais jogadores realizam uma pesquisa breve sobre os temas das suas cartas via QR code, preparando-se para a discussão e formulação de perguntas. Ao final, ocorre uma votação secreta, onde os participantes tentam descobrir quem é o farsante e qual tema foi debatido.

Já o jogo “Cibernavegantes” é voltado para 4 a 6 participantes, podendo ser jogado individualmente ou em grupo, sem necessidade de internet. A dinâmica utiliza um tabuleiro em formato de mapa, seis peões, um dado, 48 cartas de sorte, com temas como segurança, comportamento, inteligência artificial e desinformação, e 24 cartas de perguntas, baseadas nos mesmos assuntos. Um mediador conduz a partida, lendo as cartas e orientando os movimentos dos jogadores, que avançam pelo tabuleiro conforme o resultado do dado. O vencedor é o primeiro a alcançar o fim do percurso. 

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